Os propósitos de Deus

Olá amados!
Na semana passada pude passar algumas horas agradáveis na companhia de uma amiga muito querida que amo demais.
Foi um tempo abençoado de Deus para nós onde conversamos sobre várias coisas e trocamos várias experiências. Enquanto conversávamos, falávamos sobre os propósitos de Deus para cada um de nós.
Então veio a minha memória um dos meus textos, o qual escrevi em momentos de dificuldades, os quais eu não entendia os propósitos de Deus ao permitir tudo aquilo.
Mesmo sem compreender não me desesperei e acreditei que se Ele estava permitindo que eu atravessasse por aqueles momentos, é porque tinha algo a me mostrar e me ensinar.
Com o passar dos dias pude ver a sua poderosa mão agir com poder e glória e compreendi os seus propósitos para minha vida.
Realmente não é fácil caminhar sem enxergar os propósitos de Deus, mas vale a pena descansar e confiar que Ele sempre fará o melhor.

Dedico esse texto a todos aqueles que estão atravessando momentos difíceis e ainda não conseguiram enxergar os propósitos de Deus. Especialmente a você minha querida amiga...

Os propósitos de Deus

O que fazer quando não entendemos os propósitos de Deus e, nossa fé parece se abalar? Quando nossos planos, sonhos e projetos se frustram e, o que nos resta é somente a dor? Quando a alegria se vai, dando lugar as lágrimas que não saem somente dos olhos, mas que vêm da alma?
Como agir em meio à fraqueza e decepção?
É na fraqueza que nos tornamos fortes, é no deserto que o milagre acontece, é em meio à escuridão que a luz brilha com mais intensidade. É na tempestade que podemos contemplar a grandeza e o poder de um Deus que faz calar o vento e cessar a fúria das águas.
Jesus dormia no barco quando foi acordado pelos seus discípulos, assustados com uma grande tempestade cujas ondas cobriam o barco: E ele disse-lhes: “Por que temeis, homens de pouca fé? Então levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?’ (Mateus 8:26-27) Da mesma forma Ele tem poder para agir, seja em qual for a tempestade que você estiver atravessando, mesmo se seu barco tem sido coberto por intensas e enormes ondas, mesmo que sinta que não vais sobreviver e se encontre em meio ao forte vento e a imensa escuridão, não conseguindo assim  enxergar seu próprio caminho, nem compreender os planos e propósitos de Deus para sua vida.  É exatamente nesses momentos que Ele nos socorre. É no nosso limite que conhecemos a Sua força e onipotência, compreendendo que a Sua graça nos basta.
Graça que nos trouxe vida, que a cada manhã nos revela um amor incondicional, amor esse que nos levanta, nos faz crescer e nos torna mais que vencedores. Amor que cura qualquer ferida, que transforma o pranto em festa e nos mostra que com Deus não existem perdas, sua perfeita vontade abre caminhos para que venha o melhor.
“Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da boca.” (Provérbios 16:1) É o Senhor que tem as respostas para todas as nossas dúvidas, para todos os nossos planos e projetos.
Muitas vezes não compreendemos a razão de nossa vontade não se cumprir no tempo esperado e da maneira que almejamos, conforme no livro de (Isaías 55:8-9) que nos diz: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.” Deus tem planos e sonhos para cada um de nós.
Cabe a nós confiar em suas promessas, esperar seus planos se concretizar certos de que o nosso Pai nos levará por pastos verdejantes, jamais nos abandonará, pois somos fruto dos seus sonhos. A palavra de Deus nos diz em (Provérbios 16:9;24): “O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos...” “...Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, entenderá o homem o seu caminho?”
Deus cuida de nós com eterna bondade, nós enxergamos somente o presente, mas Ele vê nosso futuro e em Sua sabedoria sabe o que é melhor para as nossas vidas. Ele é o nosso Bom Pastor que nos conduz, assim como um Pastor cuida de suas ovelhas, dando de comer, de beber, curando suas feridas, Deus age da mesma forma, cuida de cada detalhe, sara nossas feridas e enxuga cada lágrima derramada, tudo isso porque nos ama. 
Seu amor nos faz livres para sonhar e viver a realização de cada sonho sem mesmo compreender, afinal, Deus é soberano em todos os seus feitos: “Eu sei que tudo quanto Deus faz, durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.” (Eclesiastes 3:14) 
Descansemos, pois em Deus que sempre nos surpreende com suas grandes obras, seus planos jamais se frustrarão e todos os seus propósitos a seu tempo se cumprirão em nossas vidas. “Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.” (Jó 42:2)
Nada e nem ninguém pode impedir ou adiar os planos e propósitos que Deus tem sonhado para cada um de nós, as lutas vem, as tempestades nos assustam, muitas lágrimas são derramadas, porém a paz do nosso Deus repousa sobre nós  trazendo refrigério a nossa alma: “Vida e misericórdia me concedeste; e o teu cuidado guardou o meu espírito.” (Jó 10:12)
Depositemos nas mãos do Senhor todos os nossos sonhos para que Ele cuide de cada um e os realize conforme a sua eterna bondade e perfeição.
Melhor do que sonhar e planejar nosso futuro é lançar nossas expectativas em Deus e deixar que Ele nos leve a viver todos os seus propósitos, pois são tesouros revelados a quem os encontram!
  

Autora: Simone Contelli


Existe uma música do Vineyard que diz:
“Eu vou caminhar por fé mesmo quando eu não puder ver.
Pois eu sei essa estrada escura leva-me ao teu querer.”

Portanto, não desista, prossiga mesmo sem poder ver.


Que o Senhor abençoe e cumpra na vida de cada um todos os seus perfeitos planos e propósitos!


Beijo com carinho




2 comentários:

Patricia disse...

Muito lindo esse texto Si, eu amei como gosto de tudo que você escreve. Cada palavra vem carregada sempre com amor e verdade. Obrigada por tudo, um beijão, Paty

Anônimo disse...

"Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança." (Jeremias 29:11)
Beijos Si

Postar um comentário