O amor cobre defeitos


"Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade."
 (I João 3:18)

Há algumas semanas atrás em uma das minhas últimas postagens falei sobre o sentimento mais importante que devemos ter e demonstrar ao nosso próximo.
É muito bonito escrever sobre o amor, falar sobre seus frutos e características. Só o fato de falar sobre amor já nos faz bem! Nos leva a refletir sobre as nossas atitudes em relação as pessoas.
Durante esse mês vivi duas experiências as quais enxerguei o amor de Deus a me corrigir. Em um só dia pude perceber que não basta falar, cantar ou escrever sobre o amor, é necessário vivê-lo, demonstrá-lo.
Nós seres humanos temos o costume de tirar nossas próprias conclusões a respeito das pessoas em uma Só impressão. As vezes formamos nossa opinião na primeira impressão, mal conhecemos alguém e já encontramos motivos para fazer os nossos julgamentos. Ou mesmo ao nos depararmos com seus defeitos e falhas já nos apressamos em fazer Críticas e  criamos muitas vezes uma inimizade sem motivo, fechamos a porta para qualquer possibilidade de amizade e aproximação.
Quem nunca tirou conclusões erradas a respeito de alguém?
Quem já formou opiniões sobre uma pessoa e mais tarde se arrependeu pelos seus pensamentos e julgamentos?
Não sei você, mas eu já passei por isso várias vezes, e em todas elas Deus me mostrou os meus erros ao julgar, ao tirar minhas conclusões precipitadas. Hoje pessoas as quais eu formei opiniões equivocadas são minhas grandes amigas, pessoas que caminham ao meu lado, me ajudam em minhas dificuldades e colorem meus dias.

 Já há algum tempo tenho contato com uma pessoa que por várias vezes agiu com indiferença e frieza em relação a mim. Confesso que em algumas situações me senti chateada e entristecida com certas atitudes dela. Várias pessoas sentiam o mesmo devido a sua maneira de ser e agir. Durante muito tempo não compreendi o motivo de tanta indiferença e a critiquei por tais atitudes.
 Mas me surpreendi quando em um desses dias, essa pessoa se aproximou de mim, iniciando uma conversa, a qual minutos depois se tornou em um grande e triste desabafo. Compartilhou várias dificuldades que estava atravessando, entre elas a dor e o luto que tem vivido pela perda de alguém que amava.
Após ouvir seu desabafo, tive a oportunidade de falar algumas palavras de consolo e conforto ao seu coração.
Fiquei pensando em todas as vezes que a julguei e a critiquei pelas atitudes tão frias e indiferentes. Realmente só Deus sabe o que vai dentro do coração de cada ser humano.

No mesmo dia, vivi outra experiência semelhante com outra pessoa.
Desde a primeira vez que a vi não gostei do jeito que falava e agia em relação as pessoas. Tinha a impressão que tudo o que falava e fazia era para se mostrar superior. Mas nesse dia Deus me permitiu conhecê-la melhor, pude ouvir sua história, acontecimentos dolorosos e difíceis os quais aos poucos tem sido superados por sua garra e coragem.

Ah! Como somos falhos! Não sabemos nada do que está dentro dos corações e julgamos com tanta facilidade.
Não conhecemos as dores, as perdas sofridas, os traumas existentes, a solidão e o vazio...
Sentimentos que se escondem no mais profundo dos corações e muitas vezes são disfarçados com atitudes incompreendidas.
Mas Deus nos desperta a viver um amor verdadeiro que compreende as atitudes, os motivos, as razões. Um amor que cobre defeitos, e nos impulsiona a desenvolver os seus frutos.
Precisamos praticar a bondade, a compreensão, o perdão, dar oportunidades, novas chances aqueles que já nos magoaram e nos feriram.

Compartilhei com vocês essas duas experiências porque fui corrigida por Deus, fui constrangida ao achar em mim atitudes contrárias ao que escrevi e ao que Deus espera de mim. Me arrependi e tenho clamado ao Senhor que me corrija em cada falha e em cada erro.
Que abra os meus olhos para a realidade desse amor que precisa ser demonstrado a todos!

Desejo que você, assim como eu, possa rever suas atitudes em relação ao próximo. Que o Espírito Santo revele aos nossos corações nossas falhas e fraquezas. Que nos desperte a viver esse amor que transforma vidas e cura corações.

"Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor."
(I João 4:7-8)

Deus nos ama, por isso nos corrige e nos mostra em cada experiência sua perfeita vontade. E seu maior desejo é que pratiquemos sua palavra.
Não basta só falar de amor...
Não basta só cantar o amor...
Não basta só escrever sobre o amor...
Precisamos viver o amor que Deus tem derramado em nossos corações!

Deixo com vocês a letra de uma música do Thallis Roberto que fala sobre o amor, o perdão e a vontade de Deus para cada um de nós:


Quero aprender com Jesus

Quero aprender com Jesus
Quero seguir os passos de Jesus
Ele é amor, e eu quero ser também
Ele ensinou que tudo é nada sem amar,
Amar sem preconceitos, amor sem diferença
Quero aprender a perdoar com Jesus
Eu também não merecia, e Ele me perdoou
Somos filhos do mesmo Pai, família de Deus
Vamos viver o amor,
Deus é amor...
Quero amar a Deus
Sobre todas as coisas
E o próximo, como a mim mesmo,
Me importar com a dor do meu irmão
Como se fosse minha dor,
 aprender a perdoar,
É o que queres de mim: que eu viva o amor,
Que eu viva pra amar...


Que Deus abençoe a todos e nos ajude a viver o amor além das palavras.
  
 Um grande beijo!

 

2 comentários:

Paty disse...

Muito legal todas as suas reflexões e a possibilidade de com elas podermos refletir nossas posturas também.

Penso que viver em amor é viver tendo a Presença de Deus em nossas vidas, pois Ele nos ama mas é também O próprio amor...

Um beijo, boa semana !

Anônimo disse...

Que bom Si a sua sinceridade, muitas vezes nos abrir e mostrar nossas falhas mostra ao mundo que somos humanos como qualquer outro, mas que somos corrigidos e perdoados pelo Amor de Deus...BJs

Postar um comentário