Promessa, problemas, provisão


Olá queridos!
Hoje quero falar sobre a nossa caminhada em direção as promessas de Deus.
Há algumas semanas atrás nosso pastor Cyllas ministrou uma palavra que falou muito comigo a respeito desse tema.
Ele iniciou a mensagem falando sobre três coisas que acontecem em nossas vidas:
Promessa.
Problemas.
Provisão.
Sua ministração foi baseada na vida de Elias, homem de Deus, usado poderosamente em sua caminhada.
No primeiro versículo de 1 Reis 17 Elias declara segundo a sua própria palavra que durante aqueles anos não choveria sobre a terra.
Deus manda seu servo para outro lugar, lhe promete provisão e Elias vê a promessa de Deus se cumprir ao ser alimentado por corvos que traziam pão e carne pela manhã e à tarde. Elias se alimentava e bebia água do ribeiro.
Mas decorrido os dias o ribeiro secou pela falta de chuva e Deus o envia novamente para um outro lugar com a promessa de que uma viúva lhe sustentaria.
Outra vez Elias viveu o cumprimento da promessa. Encontrou logo na porta da cidade a viúva e a pediu de beber e de comer.
Que maravilha! Tudo estava dando certo até que ela lhe falou da sua condição. Só tinha um pouco de farinha na vasilha e um pouquinho de azeite na botija, o suficiente para se alimentar e alimentar seu filho. Era comer e esperar a morte!
Já imaginou? Você está esperando ser sustentado por uma pessoa e descobre que ela  não tem nada! Ela está passando por dificuldades e não tem como te ajudar. Talvez seja ela quem precise de ajuda e sustento.
O que será que pensaríamos nessa situação?
Será que reclamaríamos já em meio ao desespero, ou será que faríamos como Elias?
Ele profetizou provisão na vida da viúva e lhe ordenou que fizesse primeiro para ele um pequeno bolo e depois outro para ela e o filho.
 A farinha e o azeite se multiplicaram! Durante muitos dias foram alimentados e não houve falta de nada.
 Que bênção! Experimentar a provisão, a multiplicação.
Mas após a provisão surgiu outro problema... E bem pior.
O filho da viúva adoeceu e morreu. Ela se desesperou, claro. Questionou a Elias o porque de tudo aquilo.
Então ele tomou o menino, o levou para seu quarto e clamou a Deus pelo milagre, pela vida! Mais uma vez colocou sua fé em prática e contemplou o poder de Deus. O Senhor o atendeu! O menino reviveu!
 A viúva se alegrou e reconheceu que verdadeiramente Elias era homem de Deus e que a palavra do Senhor em sua boca era verdade.
Dias depois o Senhor ordenou que Elias se apresentasse a Acabe e anunciasse que viria chuva sobre a terra.
 Mas até isso acontecer, Elias ainda passou por muita coisa!
Desafiou os profetas de Baal a clamarem por fogo. Eles clamaram, baal não respondeu.
Elias clamou ao Senhor e Deus o respondeu com fogo do céu!
Todos se prostraram e reconheceram o poder e a grandeza do Deus verdadeiro.
Então Elias anunciou abundante chuva. Mas não havia nem sinal!
 Ele ordenou a seu moço que fosse sete vezes e olhasse para o lado do mar .
Na sétima vez o moço lhe disse que se levantava do mar uma pequena nuvem do tamanho da mão de um homem e Elias o mandou anunciar à Acabe que a chuva estava chegando.
Pouco tempo depois o céu escureceu e caiu uma forte chuva.
A palavra de Deus se cumpriu! Elias viveu grandes milagres, grandes provisões, e o cumprimento de lindas promessas do Senhor.
 Porém não foram só bênçãos, só vitórias... Elias enfrentou em sua caminhada grandes problemas, grandes dificuldades e desafios.
Será que você consegue se identificar com ele?
Será que sua caminhada tem algo de semelhante com a caminhada de Elias?
Deus fez promessas a Elias e tenho certeza que fez a você também.
 Existe um trajeto da promessa até o seu cumprimento. Durante esse trajeto enfrentamos os problemas. E através deles crescemos, nos fortalecemos, aprendemos de Deus até alcançarmos a provisão, o cumprimento das promessas, a vitória.
Entenda a promessa como sua saída, o início de tudo, o seu ponto de partida.
 Os problemas como seu caminho, suas batalhas, suas quedas, temores e perseverança.
 A provisão como sua chegada, seu troféu, sua coroa!
Não permita que os problemas te façam esquecer as promessas de Deus, não perca o foco nem pare no meio da caminhada. Não desista de acreditar, de lutar e de confiar.
A palavra do Senhor se cumprirá e você viverá a sua provisão, a sua cura, a sua restituição, o seu milagre, a sua vitória!
O mesmo Deus que mandou fogo e chuva a Elias, que  multiplicou a farinha e o azeite da viúva, que ressucitou o menino, está te conduzindo. Ele está no controle de tudo e está te preparando para viver o cumprimento de suas promessas.

No livro Derrubando Golias de Max Lucado encontramos uma experiência que se encaixa perfeitamente nessa postagem. Leiam as seguintes palavras:

Não cometa o erro de Florence Chadwick. Em 1952, ela tentou nadar nas águas geladas do oceano entre a ilha Catalina e a costa da Califórnia. Ela nadou com um tempo nublado e o mar agitado por 15 horas. Seus músculos começaram a ter cãibras e sua determinação diminuiu.

Ela pediu para ser tirada da água, mas sua mãe, que estava em um barco ao lado, insistiu para que ela não desistisse. Ela continuou tentando, mas ficou exausta e parou de nadar. O grupo de apoio tirou-a da água e colocou-a no barco. Eles remaram mais alguns minutos, a neblina desapa­receu e ela descobriu que a costa estava a menos de 800 metros.
— Tudo o que eu conseguia ver era o nevoeiro — ela explicou em uma coletiva de imprensa. — Acho que, se tivesse visto a costa, eu teria chegado lá.

Dê uma boa olhada na costa que o espera. Não se deixe enganar pelo nevoeiro do contratempo. A linha de chegada pode estar a apenas algumas braçadas.

 Talvez Deus esteja, nesse momento, levantando a mão para fazer um sinal para Gabriel pegar a trombeta.
Os anjos talvez estejam se reunindo, os santos se juntando, os de­mônios tremendo. Fique aí! Fique na água. Continue na competição.

Davi fez isso. Bem ali, em meio às ruínas em brasa, ele encontrou força. Depois de 16 meses em Gate. Depois da rejeição dos filisteus, do ataque dos amalequitas e da revolta de seus homens, ele lembrou o que fazer.
 "Davi, porém, fortaleceu-se no SENHOR, o seu Deus" (1 Samuel 30:6).

Essas palavras de Max Lucado nos encorajam a prosseguir e a nos fortalecer no Senhor enquanto caminhamos em direção as promessas de Deus. assim como fez Elias, Davi, José e tantos homens de Deus, se fortaleça também e caminhe até o fim.
Clame a Deus até ser atendido, coloque sua fé em prática, profetize bênçãos, não duvide do poder de Deus, não reclame. Somente confie e adore ao Senhor!
Mesmo sem saber quando a chuva virá para por fim a sequidão. Mesmo que não tenha nem sinal! Ou só exista uma pequena nuvem do tamanho da mão de um homem. Creia que a palavra de Deus se cumprirá em sua vida.
Caminhe confiante! Você chegará ao seu destino! Sua chegada será triunfal! Você viverá o cumprimento de todas as promessas de Deus!

Que o Senhor fortaleça a cada um e cumpra todas as suas promessas!

Beijo a todos

1 comentários:

Anônimo disse...

Amém...Que o Senhor também te fortaleça e cumpra todas as suas promessas...bjs!

Postar um comentário