Buscando o essencial

“Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”
(Mateus 6:33)

Olá amados!
Já estamos vivendo o ano de 2012. As festas de final de ano já se foram e estamos praticamente entrando na segunda quinzena do novo ano.
Novo ano tão esperado, tão planejado, tão repleto de sonhos e projetos.
A cada final de ano e início todos nós estipulamos metas, planejamos coisas, desejamos mudanças. Ainda que seja aquela dieta que não conseguimos fazer durante o ano. Talvez aquele curso que não foi possível. Ou quem sabe aquela tão sonhada viagem. Planos e mais planos...
Além dos planos e metas existem os desejos antigos, os sonhos ainda não realizados nos anos vividos:
Encontrar um grande amor, conseguir um ótimo emprego, conquistar a casa própria ou aquele carro desejado à tempos...
E nessa mistura de planos, metas, desejos e sonhos, começamos uma busca incessante rumo a nossa própria satisfação.
Queremos, desejamos, sonhamos, precisamos... Clamamos por mais! Mais dinheiro, mais bênçãos, mais vitórias...
E sem perceber deixamos em segundo plano o essencial, o principal. Deixamos de buscar mais da presença de Deus, mais da vontade Dele, mais do Espírito Santo.
Sejamos sinceros, em nossa primeira oração por 2012, quais foram os nossos pedidos e desejos?
Confesso que pedi sim mais da presença e do poder de Deus, mas meus desejos materiais e necessidades pessoais se sobre saíram.
Em uma dessas terças-feiras no culto, Deus falou ao meu coração através da sua Palavra. Despertou-me para entender que minhas necessidades são importantes de fato, todas já são conhecidas pelo Senhor. Meus desejos e sonhos são preciosos sim, Deus já tem cuidado de cada um. Porém, a sua presença não se compara a nada desse mundo. Qualquer bênção por maior e mais linda que venha à ser, não supera a grandeza do amor e do poder de Deus em nossas vidas.
Quando entendemos essa verdade e começamos a buscar em primeiro lugar o seu querer, a sua doce presença, o seu inquestionável poder, somos cheios de amor, de paz, de fé, de alegria e esperança. Nossa alma se regozija no Senhor independente das circunstâncias que se apresentam à nós.

“Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo.”
(Romanos 15:13)

Enquanto ansiamos por mais de Deus as bênçãos Dele chegam à nós. Enquanto buscamos mais da sua presença, nossas orações são atendidas no tempo determinado. Enquanto nos preocupamos com seu reino e sua obra, Ele se preocupa com as nossas dificuldades, com os nossos problemas. Enquanto desejamos a boa, perfeita e agradável vontade do nosso Pai, Deus nos surpreende com seu amor inexplicável e sua fidelidade sem fim.

No final do ano passado várias situações me entristeceram. Ao terminar 2011 percebi que ocorreram algumas mudanças em minha vida. Saí de um emprego que estava já há dois anos. Perdi pessoas amadas demais. Sofremos um pequeno acidente de carro e estamos sem ele até agora.
Recordo-me que em uma tarde pensei o porque dessas situações, dessas provações, dessas experiências.
Mas compreendi que mudanças são necessárias, nos encorajam a sair do comodismo, nos levam a continuar caminhando.
Experiências muitas vezes dolorosas, mas que nos colocam na total dependência do nosso Pai. Situações contrárias que nos levam para mais perto de Deus.

Nesse novo ano mudanças ocorrerão, situações contrárias surgirão, afinal, faz parte da vida.
Porém, em tudo podemos compreender que Deus está conosco, nos ensinando, nos revelando sua vontade, nos moldando e nos fazendo entender que Ele é o essencial, Deus é tudo o que precisamos e o que temos de maior valor!
Sua presença é o melhor lugar!

Que o nosso maior desejo seja estar em sua presença constantemente, independente das situações. Que a nossa maior meta seja agradar a Deus e viver no centro da sua vontade.

E quanto mais cheios de Deus estivermos, mais perto estaremos de vivermos uma vida completa e feliz.

Entregue-se ao querer do nosso Pai, adore a Deus sem reservas, sem esperar nada em troca. Busque ao Senhor de coração e seja surpreendido por seu amor e graça sem fim.

Beijo com carinho

1 comentários:

Paty disse...

Amei ! Em 2012 esse é o meu anseio, obrigada por textos tão maravilhosos, que me fazem refletir sempre.

Um beijo!

Postar um comentário