Esperança


 “Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor.
 Porque é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.”
(Jeremias 17:7-8)

Olá queridos!
Há alguns dias atrás postei aqui no blog uma mensagem falando sobre ansiedade. Esse sentimento que surge na vida de todo ser humano e tenta roubar a alegria e a paz dos corações.
Porém hoje, quero falar de um sentimento que é justamente o oposto da ansiedade: A esperança.
  Ao contrário do que a ansiedade faz em nós, a esperança nos levanta, nos impulsiona a prosseguir...
Nos permite enxergar as situações mais difíceis Com um olhar cheio de fé.
Quando lemos os versículos de Jeremias 17, compreendemos que a esperança em Deus faz toda a diferença, muda por completo o quadro de nossas vidas. Podemos estar em meio a um deserto de situações complicadas e impossíveis... Podemos estar sofrendo, chorando, sentindo o nosso barco balançar em meio as fortes ondas e assustadoras tempestades. Podemos estar enfrentando a seca de um doloroso inverno ou o calor fugaz de um verão intenso.
A esperança é a brisa que refrigera nossa alma, é a luz que brilha na escuridão dos nossos receios. É a força que produz vida aos nossos sonhos. É a motivação da nossa caminhada rumo as promessas de Deus.
O que seria de nós se não tivéssemos esperança? Como enfrentaríamos as lutas sem a esperança de vencê-las?
Como atravessaríamos por enfermidades sem a esperança de recebermos a cura? Como lidaríamos com os problemas sem a esperança de encontrarmos a solução? Como caminharíamos nesse mundo tão cruel sem a esperança de um novo lar?

 “Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está no Senhor seu Deus;”
(Salmos 146:5)

Somos agraciados por pertencermos ao Deus de toda esperança e  termos em nós a certeza de que nunca estamos sozinhos. Em todos os momentos Deus está ao nosso lado, nos ouvindo, nos fortalecendo, nos ajudando e ensinando:

 “E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança,
 e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança;
 e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.”
(Romanos 5:3-4-5)

Foram muitas as vezes que me apeguei à esperança para superar os momentos difíceis. Na verdade, não sei o que seria de mim se não tivesse esperança em Deus. Pois todas as vezes que depositei Nele minha esperança e minha fé fui alcançada por sua misericórdia, por sua graça e por seu amor.
Todas as vezes que depositamos em Deus nossa esperança, milagres acontecem, orações são atendidas, sonhos são realizados.
 Tempestades cessam! Desertos florescem! Tudo se faz novo!
A esperança renova as nossas forças, fortalece o nosso coração e nos enche de paz enquanto aguardamos o agir de Deus em nossas vidas.

“Porque na esperança fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?
 Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.
(Romanos 8:24-25)

Realmente não é fácil esperar a solução de um problema quando estamos aflitos. Não é fácil esperar a cura, quando sofremos com a dor de uma enfermidade. Não é fácil esperar a provisão, quando as portas estão fechadas.
Não é fácil, porém, é possível se tivermos esperança. Se confiarmos que existe um Deus no controle de todas as coisas e que jamais decepciona as nossas espectativas.

No livro Todo dia é um dia especial de Max Lucado, encontramos a seguinte história:

Mais de um século atrás, na Inglaterra, o distrito de West Stanley viveu uma grande tragédia. Uma mina desabou, prenden­do e matando muitos dos trabalhadores lá dentro. O bispo de Durham, Dr. Handley Moule, foi chamado para dar uma pala­vra de conforto aos parentes e amigos das vítimas. Da entrada da mina, ele disse:
— É muito difícil para nós entender por que Deus deixou um desastre tão terrível acontecer, mas nós o conhecemos e con­fiamos nele, e tudo ficará bem. Eu tenho em casa — ele continuou — um marcador de livros que minha mãe me deu. É feito de seda, e quando eu vejo o avesso, não vejo nada além de um emaranha­do de fios, cruzados e recruzados. Parece um grande erro. Alguns poderiam dizer que a pessoa que o fez não sabia o que estava fa­zendo. Mas, quando eu o viro e olho para o lado direito, vejo ali, lindamente bordada, a frase "DEUS é AMOR".
— Nós estamos olhando hoje — aconselhou ele — do lado do avesso. Um dia olharemos de outro ponto de vista e entenderemos. E realmente entenderemos. Até lá, concentre-se menos nos fios emaranhados e mais na mão do tecelão.

Podemos encontrar nessas sábias palavras a esperança! Esperança de dias melhores. Esperança de receber consolo, restauração, alegria.
 Quando em sua vida você só enxergar o avesso, mantenha viva a sua esperança. O perfeito tecelão sempre faz em nós sua obra por completo e da maneira mais sublime!

Existe uma música do Diante do trono que me marcou demais. O título dela é Esperança e foi lançada em um ano muito difícil em minha vida. Foram doze meses de espectativas frustradas, de sonhos adiados, de um doloroso deserto. Nada do que sonhei, planejei e esperei aconteceu naquele ano. E um dia ao assistir o DVD com essa canção e ouvir a ministração da Ana Paula Valadão fui tocada fortemente pelo Espírito Santo. Senti minha esperança ser renovada, pude me levantar na fé e retomar minha caminhada em direção as lindas promessas do Senhor para mim. Naquele ano, no culto do dia 31 de dezembro, quando fui adorar ao Senhor com essa canção, (pois era a canção que havia marcado minha vida nos doze meses), Senti as poderosas mãos de Deus me erguendo e me fortalecendo para um novo tempo de bênçãos, vitórias e milagres.
E de fato tudo mudou. Pude colher os frutos das sementes que plantei naquele tempo difícil. Os frutos das enumeras orações feitas, das muitas lágrimas derramadas. Aprendi que nossa esperança é renovada quando adoramos a Deus independente das circunstâncias.
 Nunca mais vivi dias tão tristes como aqueles. Hoje enfrento problemas, como todos enfrentam. Tenho lutas, como todos tem. Também passo por  dias difíceis, pois faz parte da nossa vida aqui nesse mundo. Mas trago em mim sempre viva a esperança no Deus que nunca falha e que reserva à seus filhos tudo o que tem de melhor. Deus poderoso que nos ama e cuida de cada detalhe!
Deus que traz esperança e nova vida aos corações cansados e feridos.
Somente Ele é a nossa esperança! Todo aquele que nele descansar e esperar, receberá uma vida de paz e alegria eterna!

 “Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo.”
(Romanos 15:13)

Deixo com vocês a letra e o vídeo dessa canção tão maravilhosa que marcou a minha vida:

Esperança
(Diante do trono)

Quando estou só
E o choro parece querer chegar
o sentimento de temor
como será o amanhã que eu não vejo
e quer me assustar
Ó meu Deus, ajuda-me a confiar

Quando as feridas
Do meu coração não querem sarar
E me atrapalham a visão
Tuas promessas são tão grandes
E as lutas querem esmagar
Ó meu Deus, ajuda-me avançar

Quando os sonhos se frustram
Ou parecem não se realizar
Quando as forças se acabam
Tudo o que eu sei É te adorar

Tua presença me aquieta a alma
E me faz ninar
Como um bebê que não precisa se preocupar
A minha vida escondida em tuas mãos está
Ó meu Deus, em ti eu posso descansar

A esperança renasce
E a certeza de que perto está
Tua paz me invade
Pois tudo o que eu sei é te adorar


Grande beijo!







0 comentários:

Postar um comentário