Entre o tédio e o anonimato


"O SENHOR não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o SENHOR vê o coração"
 (1 samuel 16:7)

Todos nós conhecemos a história de Davi e Golias. São muitas as mensagens, livros e filmes que relatam uma das batalhas mais famosas da humanidade. Davi, o filho caçula de Jessé,  o pastor de ovelhas que derrotou um gigante!
O menino que foi entregar pães e queijos aos irmãos na guerra decidiu enfrentar o gigante que afrontava à todos.  
De repente, de entregador de queijos à herói!
 Fico imaginando Davi, um menino ruivo entregando pães e queijos aos irmãos em meio à agitação de homens na guerra. Talvez nem tenha sido notado por muitos.
Mas ao matar Golias... muita coisa mudou!
Na verdade, tudo mudou no dia em que Davi pastoreava suas ovelhas e foi chamado para se apresentar à Samuel.
Após os sete filhos de Jessé se apresentarem a Samuel, chega Davi. Deus confirma sua escolha. Com certeza surpreende à todos. Afinal, Davi era o que menos se destacava entre os oito filhos de Jessé. 
Que surpresa! De repente, de pastor de ovelhas à rei de israel!
Ele, que estava acostumado à apascentar ovelhas, agora governaria uma nação. Ele, que vivia entre o tédio e o anonimato, agora estaria em evidência. Se fosse em nossos dias, Davi estamparia capas de revistas e jornais, apareceria nos noticiários praticamente o dia inteiro.
E tudo isso graças à sua beleza exterior, à sua enorme capacidade, à sua inteligência incomparável, aos seus enúmeros dons e talentos. Certo? Errado.
Como disse, Davi era o que menos se destacava. O próprio Samuel ao ver os outros filhos de Jessé, tinha a certeza que seria um deles, pois se destacavam pela beleza e estatura. Tinham pinta de rei! Porém Deus não achou o mesmo. Não escolheu pela aparência.
Deus escolheu Davi porque conhecia o seu coração.
Aliás, Deus continua fazendo suas escolhas pelo mesmo critério.
Ele escolheu a mim e a você, não por nossos atributos, muito menos por nosso merecimento. Mas nos escolheu primeiramente por sua graça.

 "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus;
 não vem das obras, para que ninguém se glorie.
 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas."
(Efésios 2:8-9-10)

Deus fez sua escolha, nos chamou das trevas à sua maravilhosa luz.
Só que não nos chamou somente para viver acomodados no brilho dessa luz, assentados em sua mesa à nos fartar dos seus banquetes.
Quando Deus ungiu à Davi como rei, não foi somente para tirá-lo dos pastos e colocá-lo em um palácio. Deus o chamou com um propósito. Davi enfrentou batalhas, liderou exércitos, tocou a harpa para libertar Saul. Fez muita coisa!
E nós? O que temos feito do nosso chamado?
Temos levado à sério, ou temos fugido usando desculpas:
Não tenho condições, não tenho capacidade para isso... Não tenho tempo nem disponibilidade... Não posso, não consigo, não sei fazer... Sou falho, pecador, impuro...
Qual tem sido sua desculpa?
O profeta Isaías se sentiu assim:

 "Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!
 Então voou para mim um dos serafins, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
 e com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado o teu pecado.
 Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim."
(Isaías 6:5-8)

Quando Deus escolhe, Ele aperfeiçoa. Quando Deus chama, Ele purifica. Quando Deus entrega uma missão, Ele capacita.
Existe uma frase bem conhecida que gosto muito:
"Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos."
Ele fez isso com Davi, Josué, Moisés, Daniel, Paulo, isaías, José e faz com você também.
Qual é o seu chamado? E qual tem sido o motivo do seu medo e do seu desânimo?
Por que está se escondendo, se anulando, adiando?
 Enquanto Davi exercia o seu chamado, sofreu ataques, perseguições. Sentiu medo, falhou, pecou, se arrependeu. Caiu, se levantou. Adorou, dançou...
Deus esteve com Ele, ajudando-o, capacitando-o, corrigindo-o, encorajando-o:

 "Agora, pois, assim dirás a meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos exércitos: Eu te tirei do curral, de detrás das ovelhas, para que fosses chefe do meu povo Israel;
 e estive contigo por onde quer que andavas, e de diante de ti exterminei todos os teus inimigos; também te farei um nome como o nome dos grandes que estão na terra."
(1 Crônicas 17:7-8)

Deus também quer tirar você desse comodismo. Quer usar você como usou Davi. Para derrubar gigantes, liderar exércitos, libertar vidas. Ele quer usar seus lábios, sua vóz, suas mãos, seus braços, seus pés, sua mente. Deus quer usar sua vida!
Não tenha medo, Ele estará contigo em todos os momentos, por onde quer que andares. Ele perdoa os seus pecados, limpa as suas impurezas e o capacita para obra que o chamou.

Quero encorajá-lo à exercer o seu chamado, seja qual for.
Não importa o que pensam de você. Não importa o que dizem sobre sua capacidade. O que importa é o que Deus pensa à seu respeito e o que Ele fala.
Agora uma pergunta:
O que será que Deus está pensando ao ver você recusar e adiar o seu chamado?
O que Ele tem falado ao seu coração?

Ouça a vóz do Senhor, atenda ao seu chamado e se prepare para viver grandes e poderosas experiências com seu poder.


"Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. Mas Deus esco­lheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios, e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte."
 (1 Coríntios 1:26,27)

Se coloque à disposição para Deus te usar da maneira que Ele deseja!
Que Deus abençoe a todos!!!
 Beijo com carinho

1 comentários:

Anônimo disse...

Diante disso só posso dizer : Eis-me aqui!

Postar um comentário