A vitória da cruz

" Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades ; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.
 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca.
 Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado; e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo?
 E deram-lhe a sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca.
 Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.
 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si."
(Isaías 53:4-11)

Estamos vivendo os dias que antecedem a Páscoa, data esperada com grande otimismo pelo comércio e por muitas pessoas.
 Lamentavelmente percebemos que o verdadeiro sentido da Páscoa tem se tornado algo tão banal. Seu real significado tem se ocultado atrás das tradições resumidas em chocolates, coelhinhos, viagens, consumo...
É claro que grande parte das pessoas conhecem o verdadeiro sentido dessa data, mas acredito que o cotidiano com suas enúmeras ofertas tem apagado o brilho que esse dia deveria ter.
Quantas pessoas receberão de presentes ovos de chocolate, os quais saborearão na pressa de satisfazerem sua vontade carnal sem se quer lembrar-se do motivo dessa comemoração.
E gostaria de chamar sua atenção justamente para esse motivo!
Motivo que mudou toda a nossa história e nos permite hoje estarmos vivos, livres, sarados e transformados.

A páscoa é para nós a esplêndida celebração da vitória da vida sobre a morte, da liberdade sobre a escravidão, da graça sobre o pecado.
Pois celebramos a ressurreição de Cristo, o qual foi morto para que hoje tenhamos vida.
Ao ler os versículos de Isaías 53, somos constrangidos com tamanho amor, capaz de suportar toda humilhação, dor e sofrimento para conquistar a nossa salvação, para nos resgatar da escuridão de uma vida distante do Pai.
Através da cruz fomos reconciliados com Deus, adquirindo assim livre acesso a Ele. Fomos transformados e libertos para caminhar em novidade de vida, debaixo da sua eterna graça.

Quando penso na cruz, nos cravos em suas mãos, na coroa de espinhos e na inimaginável dor que Jesus sentiu, me constranjo perante tal prova de amor. Começo a refletir sobre o que temos feito desse sacrifício, o que temos feito dessa misericórdia incomparável...
Será que temos vivido uma gratidão sincera por tal demonstração de amor e bondade?
Será que temos honrado tamanho sacrifício?
Será que temos feito valer cada gota de sangue derramada por nós naquela cruz?
Ah! Meu coração chora ao perceber o quanto deixamos a desejar quando precisamos viver esse amor em sua essência. Pois agradecemos tal sacrifício, celebramos nossa redenção, mas quantas vezes em nossas provações reclamamos e murmuramos, como se Deus não nos amasse e não zelasse por nossas vidas.
Quantas vezes por qualquer motivo nos sentimos desanimados, frustrados, cansados de tentar...
 Por mais difícil que tenha sido para Deus entregar seu único filho para sofrer e morrer na cruz, não desistiu!
Jesus sofreu até o fim, até entregar ao Pai seu Espírito, e nós muitas vezes pensamos em desistir.
Talvez você possa estar pensando:
Mas eu nunca pensei em desistir...
Eu também não, nunca pensei em desistir do meu chamado, nem dos meus sonhos. Nunca pensei em desistir da caminhada com Cristo, nunca pensei em desistir de viver independente das lutas e dificuldades. Mas tenho certeza que você assim como eu já desistiu várias vezes até mesmo sem perceber de demonstrar esse amor provado na cruz.
Desistimos todas as vezes que nos calamos e perdemos a oportunidade de falar do amor de Deus expressado com a mais sublime intensidade.
Desistimos quando podemos fazer o bem a alguém e não o fazemos, quando fechamos os olhos para as necessidades do nosso próximo e nos tornamos insensíveis a sua dor.
Desistimos quando deixamos que as coisas materiais falem mais alto do que as espirituais e nos tornamos ambiciosos, orgulhosos e egoístas.
Desistimos todas as vezes que nos distanciamos da doce presença de Deus.
 Enfim, poderia escrever aqui uma extensa lista de coisas que fazemos e deixamos de fazer as quais revelam nossa constante desistência.
porém a cruz nos revela um amor incondicional, que não desiste jamais. Amor provado com sangue e lágrimas que cobre qualquer transgreção e se estende a todo aquele que se abrir para viver essa gloriosa redenção.
Que possamos viver sobre a sombra da cruz, respirar a cada segundo esse amor incomparável e não desistir jamais de demonstrá-lo a todos.

 “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”
(Gálatas 2:20)

Como é maravilhoso saber que Jesus venceu a morte e ressuscitou ao terceiro dia! Está vivo! Aleluia!
Celebremos a vitória da cruz não somente na Páscoa, mas em todos os dias de nossas vidas.

Deixo com vocês a letra de duas músicas do Canto do céu, as quais nos fazem refletir sobre o valor desse santo sacrifício e o que ele representa para nós:

Até a cruz

Quero olhar com os teus olhos;
Quero tocar com tuas mãos;
Quero falar tuas palavras
E sentir teu coração.

Viver o teu amor
E derramar tuas lágrimas.
Sentir a tua dor.
Subir ao monte eu vou.

Até a cruz eu vou
Seguir te Jesus.
Até a cruz eu vou
Pra te encontrar eu vou
E me transformar, eu vou

Até a cruz eu vou
Seguir te Jesus.
Até a cruz eu vou,
Sem olhar atrás, eu vou.
Desistir jamais, eu vou, eu vou.

Vou seguindo a Jesus.
Vou olhando pra cruz sempre...

Sobre a sombra da cruz

Sobre a sombra da cruz ocultarei minha glória, me humilharei.
Sobre a sombra da cruz me esconderei, serei achado só por ti.
Sobre a sombra da cruz entoarei meu canto, Te adorarei
Sobre a sombra da cruz,
 quando me olharem verão Jesus.


Que Deus abençoe a todos!

Feliz Páscoa!

Um grande beijo!

2 comentários:

Anônimo disse...

Aleluia...fomos sarados e comprados...somos Teus Pra Sempre!!!

Luciana Gobo disse...

Não merecíamos tanto amor assim...o amor de Deus nos constrange...
O Ministério Teus Altares extraiu uma parte do seu texto para o orkut e facebook do Ministério.
Obrigada e que Deus continue te abençoando.

Postar um comentário