Verdade ou mentira?


 “Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.”
 (Efésios 4:25)

O dia de abril é Conhecido como o dia da mentira. Desde pequena cresci ouvindo pegadinhas e mentiras nesse dia. Por vários anos pensei qual seria o sentido de um simples dia do nosso calendário ser denominado dia da mentira, e tantas pessoas levá-lo tão a sério, contando mentiras no trabalho, na escola, nos programas de tv, entre amigos e familiares.

Há muitas explicações para o dia de abril ter se transformado no dia da mentira. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França no século XVI. O ano novo era comemorado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam justamente no dia de abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram seguindo o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em de abril.
Zombadores passaram então a redicularizá-los, enviando presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de língua inglesa o dia da mentira é conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos [de Abril]";

No Brasil, o primeiro de abril foi difundido em Minas gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte.
A Mentira saiu pela última vez no dia 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.


E aos poucos o dia 1º de abril se tornou conhecido como o dia da mentira.


 Fui procurar no dicionário o significado da palavra mentira, e encontrei as seguintes definições: Aleivosia, calúnia,falsidade.


 Sei que para muitos é só uma data engraçada, divertida, e aparentemente sem nenhuma importância. Mas ao ler sobre o assunto comecei a meditar em algumas verdades:


Existem vários tipos de mentiras:
As que são contadas por simples gozação;
As que são contadas por pura maldade.
As que são contadas especialmente no dia 1º de abril;  
As que são contadas em certas situações;
as que são contadas com freqüência;
E as que são contadas durante a vida inteira.

Mentiras...

São muitas as pessoas que vivem uma vida inteira de mentiras, mentem não só para os outros, mas para si mesmas. Quantas mentiras já destruíram grandes amizades, lindos relacionamentos. Quantas mentiras já causaram perdas irreparáveis, feridas profundas e dores imensas.
Aí fico pensando: O que de bom pode ter em uma mentira?
Algo que traz tristeza, desconfiança, sofrimento e que é justamente o contrário do que Deus nos ensina e nos oferece.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
(João 8:32)

A verdade nos faz livres de qualquer peso e acusação, nos leva a viver as mais lindas experiências com Deus.
Mas infelizmente muitas pessoas tem vivido debaixo das mentiras de Satanás e colhido os frutos dessas mentiras, Assumindo posições de vítimas do destino, se conformando com casamentos destruídos, relacionamentos incertos, enfermidades no corpo e na alma, esterilidade em tantas áreas de suas vidas.
Pessoas que se tornaram escravas de uma vida cheia de mentiras e que há muito tempo tem carregado fardos pesados por não crerem na maravilhosa verdade da Palavra de Deus.
Verdade que liberta de toda escravidão! Que restaura casamentos, cura enfermidades, restitui tudo o que foi perdido. Verdade que produz vida!

Cabe a nós escolhermos entre viver a verdade ou a mentira...

“Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras refúgio; a sua verdade é escudo e broquel.”
 ( Salmos 91:4)

Sua verdade nos guia por caminhos de segurança e paz. Nos dá a certeza de uma vida vitoriosa, fundamentada em suas promessas que jamais falharão.

Portanto, se existe em sua vida alguma mentira, algum engano, liberte-se para viver a verdadeira vida que Deus tem para te dar. Uma vida sem temores, sem hipocrisia, sem máscaras.
 Uma vida de verdade! Sustentada pelo verdadeiro amor e poder de Deus.

Que Deus revele a cada coração aspreciosas verdades de sua palavra!

Ótimo final de semana!

Super beijo









2 comentários:

Paty disse...

Que lindo Si !

Anônimo disse...

Adorei Si, e não estou mentindo..RSrs
Bjs

Postar um comentário